WhatsApp: (92) 98429-4691 | (92) 3237-6188

CONSEQUÊNCIAS DA PERDA DENTÁRIA

Clínica Odontológica da Especialista Dra. Leidiana Rêgo em Manaus

Clínica Odontológica Dra. Leidiana Rêgo 

 

PROBLEMAS CAUSADOS PELA AUSÊNCIA DE DENTES

Quando você perde um ou mais dentes, seja qual for o motivo (trauma dentário, cárie, fratura, doença periodontal, má higienização, entre outros), saiba que além da estética ficar prejudicada, a falta dos dentes pode trazer muitas consequências funcionais. Ou seja, a não reposição do dente pode ocasionar alguns problemas que podem agravar a saúde bucal.

O dente deve ser reposto o mais breve possível, de preferência, através da instalação de um Implante Dentário. Embora os dentes sejam os principais componentes de um sorriso perfeito, a falta deles pode prejudicar a sua saúde. Isso porque cada um dos seus dentes desempenha uma função específica dentro da boca, prejudicando a mastigação e a fala, comprometendo a estética, a saúde bucal e a qualidade de vida.

 

Conheça agora os principais problemas que acercam a perda dentária.

 

PERDA ÓSSEA

Quando se perde um dente, durante a cicatrização do alvéolo, o osso com o tempo vai perdendo o volume de forma irreversível, o que torna a restauração muito mais difícil na região em que houve diminuição do osso. Por isso é muito importante fazer a reposição dentária o quanto antes, pois ainda possui estrutura óssea para sustentação de um Implante Dentário, sem que haja necessidade de enxerto ósseo e procedimentos mais complexos.

 

PROBLEMAS NA GENGIVA

Uma das funções do dente é a proteção da gengiva e do tecido periodontal. Portanto, na falta de um dente, a gengiva passa a ficar exposta, tornando-se vulnerável na mastigação de alimentos (principalmente os mais duros) e na escovação e higienização dos dentes. Isso pode causar inflamações e feridas, provocando incômodos e dores. Essa situação, somada a alguns fatores como consumo excessivo de álcool e tabagismo, aumenta o risco de câncer na boca.

 

DESLOCAMENTO DOS DENTES ADJACENTES

Se não houver a reposição do dente muito em breve, pode haver a movimentação dos dentes vizinhos, que tendem a ocupar o espaço vazio, causando desalinhamento, problemas na mordida e assimetria facial. Assim como o dente antagonista que fica acima ou abaixo do elemento perdido, também pode se enfraquecer e cair.

Tudo isso, além de trazer prejuízos estéticos, prejudica a mastigação, a dicção e até mesmo a respiração.

 

COMPLICAÇÃO NA DIGESTÃO

A digestão do alimento tem início na boca, através da função específica de cada dente (cortar, rasgar, triturar), somada às enzimas presentes na saliva e a movimentação da língua. Desta forma os alimentos chegam de forma adequada para o estômago continuar o processo da digestão. Na falta de um ou mais dentes, a mastigação não consegue ser integralizada e podem chegar ao estômago alguns pedaços maiores de comida, o que compromete a absorção adequada dos nutrientes. Esse problema digestivo promove uma deficiência nutricional que afeta o sistema imunológico do indivíduo.

Outro fator que impacta a saúde do organismo é o fato de que a pessoa que não possui todos os dentes acaba selecionando os alimentos, excluindo os que exigem um maior esforço na mastigação, como por exemplo os alimentos mais fibrosos. Isso pode impactar na saúde do organismo, pois muitos alimentos saudáveis ou alguns alimentos específicos deixam de ser consumidos.

 

FALA E DICÇÃO PREJUDICADAS

A dicção e a fala podem ficar prejudicadas dependendo da posição do dente na arcada. Isso acontece porque os músculos da boca, a língua e os dentes funcionam em conjunto para a produção da fala e, se alguma parte não está funcionando perfeitamente, ela pode ser prejudicada. E isso traz uma série de consequências, principalmente sociais, pois a pessoa evita interagir com outras, conversar e falar em público, afetando as relações afetivas, profissionais e de amizades.

 

DORES NA ATM

A falta de dentes afeta a articulação da mandíbula, provocando incômodos ao abrir e fechar a boca, como estalos e dores, que consequentemente acarretam em possíveis dores de cabeça, dores de ouvido e dores musculares.

 

COMO EVITAR ESSES PROBLEMAS?

Quando perder um dente, compareça em um Dentista Especialista em Implantes Dentários imediatamente e descubra todos os benefícios do Implante Dentário, um dispositivo tecnológico altamente resistente e que apresenta as mesmas funcionalidades e aspecto de um dente natural. Repor o dente o mais breve possível ajuda a manter os tecidos remanescentes e evita a movimentação dos dentes adjacentes e antagonistas.

A falta de dente pode deixar de ser um problema de saúde e estético, graças às técnicas inovadoras da Odontologia. Por meio do Implante Dentário, por exemplo, é possível restaurar o sorriso em poucos dias de tratamento. A reabilitação oral está cada vez mais eficiente, indolor e com excelentes resultados. É uma forma de cuidar da sua saúde, da estética e elevar a autoestima!

Avatar
Leidiana Rêgo
Cirurgiã-dentista - CRO 2994/AM - Especialista em Implantes dentários e Ortodontia. Pós-graduada em Harmonização Orofacial e Dentística.
A Dra. Leidiana Rêgo carrega a odontologia em seu DNA e desde muito cedo já demonstrava competência em gestão e empreendedorismo na área da saúde, tanto que antes mesmo de se tornar cirurgiã-dentista, aos 18 anos já dava seus primeiros passos no mundo dos negócios, quando já era CEO de sua primeira clínica, onde gerenciava uma equipe de dentistas especializados em diversas áreas da odontologia.
www.draleidiana.com.br
     
Especialidades da Dra. Leidiana Rêgo:
Dentística

Prótese Bucomaxilofacial

Protesista (Reabilitação Oral) 

Prótese Dentária

Implantodontia

Ortodontia

Odontologia Estética

Harmonização Orofacial

A Clínica

Rua 48, nº 1009 Bairro: Japiim – Manaus – AM

Fixo: (92) 3237-6188
WhatsApp: (92) 98429-4691

Horário de Atendimento:

Segunda a sexta das 08h as 12h e das 14h as 18h.

Sábados das 08h as 13h.

Envie uma mensagem

Envie uma mensagem

Rua 48, nº 1009 Bairro: Japiim – Manaus – Amazonas.

Abri Mapa no Google

Fixo: (92) 3237-6188
WhatsApp: (92) 98429-4691

Atendimento

Segunda a Sexta das
08h as 12h e 14h as 18.

Sábados das 08h as 13h.